O MASHIACH, REJEITADO POR SEUS IRMÃOS!



O MASHIACH, REJEITADO POR SEUS IRMÃOS


É relutante para nós aceitarmos que Mashiach pudesse ser rejeitado por muitos de seus próprios irmãos.
            Há quem diga que isso é impossível, contudo, os próprios rabinos acreditam que “quando o Mashiach chegar”, uma grande parte do povo judeu não estará pronto a  aceitá-lo e segui-lo. Isto se deve ao distanciamento do homem em relação ao divina, perdendo assim o foco da redenção e voltando-se para suas próprias coisas.
            Os irmãos de Yossef não estavam preparados para sua salvação, que por ele seria promovida, no entanto, foi a rejeição deles que permitiu que ele se tornasse Príncipe do Egito e, portanto, apto a salvá-los.
            Podemos entender que, embora muito de Israel não estivessem preparados para a chegada de Mashiach, por estar compenetrados em seu próprio cotidiano e desinteressados na mudança e correção que a redenção ocasionará, isso acabará por resultar na salvação de todas as nações e por fim, deles próprios. Leia Is 29:10-19, Zc12:9-12 e compare com Jr 12:1-6; Lc 23:8-32.
            Nos dias que Mashiach viveu sobre a terra ,nosso povo passou por um período desastroso, onde foram tomados pelo ódio gratuito, prova disso foi a destruição do segundo Templo, e nossos sábios concordam com isso.
            Uma das conseqüências da queda do primeiro templo foi os setenta anos de exílio, um exílio extremamente curto comparado ao de quase dois mil anos após a queda do segundo Templo.
            Maimônides afirma que o ódio entre os judeus é uma afronta à unidade Daquele que nos deu a Torah.
            Rashi diz que quando D-us nos deu a Torah no monte Sinai, estávamos unidos com um único coração, foi essa unidade que fez com que fôssemos merecedores da Lei Divina. Nossos sábios ensinam que nas gerações em que o Templo não for reconstruído é como se o mesmo estivesse sido novamente destruído.

O QUE ENCONTRAOS NOS PROFETAS QUANTO AO OBJETIVO EM ENVIAR D-US O MASHIACH A SEU POVO?

            “Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, vesti-vos da lã e degolais o cevado, mas não apascentais as ovelhas. A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornaste a trazer a perdida não buscastes; mas dominais sobre ela com rigor e dureza.(...) Suscitarei para elas  um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor. Eu, o SENHOR, o disse”. (Ez 34:2-24). A situação do sacerdócio era deplorável, a elite religiosa já não cumpria o objetivo inicial de sua criação. Ao invés de apascentar o povo, apascentavam-se a si mesmos.

O QUE DIZEM OS PROFETAS QUANTO AO CORAÇÃO DE MUITOS ESTAREM PRONTOS PARA REDENÇÃO?

            “Porque o SENHOR derramou sobre nós o espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, que são os profetas, e vendou a vossa cabeça, que são os videntes. Toda visão já se vos tornou como as palavras de um livro selado, que se dá ao que sabe ler, dizendo: Lê isto, peça-te; e ele responde; Não posso, porque está selado; e dá-se ao livro ao que não sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; ele responde; Não sei ler. O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu”. (Is 29:10-13).
            D-us previa que muitos não teriam seus corações preparados para a redenção. Devido à dureza do coração desses. Ele cegaria seus olhos para não verem a salvação. Os rabinos questionam a situação do povo por ocasião da redenção: “Por quê? Por que precisa Mashiach, a pessoa que trará redenção ao mundo, suportar a doença e a dor Podemos entender que haja um período de dúvida – talvez, D’us não o permita, rejeição por alguns, falta de vontade de aceitar o que a Torah diz ou não estarmos educados ainda nos conceitos de Mashiach e Redenção. Esta parte do processo podemos aceitar – com relutância – porque o processo de redenção, de afastar a grande escuridão, começa com uma pequena luz.”
            E ainda no Talmud encontramos: “o movimento em direção a redenção é comparado ao surgimento da aurora. Haverá um período de confusão e de tumulto: as pessoas duvidarão de Mashiach, questionarão suas qualificações, e até mesmo o perseguirão – devido à incerteza e ao caos daqueles tempos. Mashiach aparecerá até mesmo como um pobre, humilde, montado nun jumento, como diz o profeta”.
            Agora, vejamos o que o Talmud (Suká 52a) diz-nos à respeito: “A terra pranteará. Qual é a razão deste lamento? Rabi Dosa e os Rabis diferem sobre isso. Rabi Dosa diz: (Eles lamentarão) sobre o MESSIAS QUE SERÁ ASSASSINADO, e os rabis dizem: Eles lamentarão sobre a má inclinação a qual será morta (nos dias do Messias). Isto está de acordo com aquele que explana que a causa (do lamento) é o ASSASSINATO DO MASHIACH BEN YOSEF, Pois concorda com o verso da escritura: Olhando para mim, a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único.”

QUE RESPOSTAS NOS TRAZEM A HISTÓRIA DE YOSSEF SOBRE ESSE ASSUNTO?

            Assim como Hashem, nosso pai Jacó se preocupava com suas ovelhas e do pastoreado de seus filhos e pôs José para verificar seu trabalho (Gn 37), mas seus irmãos, com a dureza de coração, não o podiam ver em paz nem se submeter a ele.
            Por fim decidiram vendê-lo aos goim e ele acabou sendo entregue a um povo que não era o seu. Com o tempo, D-us o exaltou acima de todos na face da terra dando-lhe um nome acima de todo o nome no Egito (Gn 41). Com isso toda a terra vinha a ele, semelhante o que acontecerá na Era Messiânica com o Mashiach. Mas ele teria uma conversa em particular com seus irmãos, os colocaria em ordem do seu nascimento (reunirá as Tribos de Israel) e por fim se daria a conhecer a seus irmãos. (Gn 42-45).
            No final ele explicou a eles que importava que ele fosse vendido por seus irmãos, para que toda a terra, inclusive eles próprios pudessem ser salvos. Sua recompensa foi tão grande, que seus filhos estrangeiros (um símbolo dos enxertados, gentios) foram adotados por seu pai e feito como Reuven e Shimeon, ou seja, filhos. (Is 56).
            Este foi o propósito divino na rejeição de parte de Israel.